quarta-feira, 14 de julho de 2010

Manifesto

Eu preciso me manifestar contra o mito do amor materno. Amor materno não existe pelo simples fato de que não há como defini-lo. Religiões definem o que são suas crenças, quem é seu deus. A física define até aquilo que nunca nossos olhos vão ver. A psicologia define o que é o ser, os limites do corpo, o desejo. Agora, eu desafio, quem vai me dizer o que é o amor por uma filha? Como ele é?

Paixão, ou amor a primeira vista, você ama sem nem que o sujeito abra a boca e fale alguma coisa, só de ouvir a musica dela tocar na rádio, você ama. Tem o amor-de-vó, o velho papo de ir aprendendo a amar com o tempo, com a convivência, e acaba rolando isso mesmo. Tem daqueles amores que doem demais, que vem junto com problema, com perigo, tensão e arrependimento. Eu já vivi o amor de completude, aquele que vem junto com uma pessoa que forma um par e a gente dança pela vida e para o mundo, traz alegria, traz felicidade, engrandece e pacifica.

Pois então, com filha é tudo isso e mais 18Kg. Algumas filhas fazem você se apaixonar só de saber que ela existe, ali dentro da barriga, ou quanto toca o batuque de 160 batimentos por minuto. Daí a primeira vez que se olham, mãe e filha se desconhecem completamente, mas o tempo, a convivência diária, vão cozinhando em banho-maria essa relação de cuidado. Tanta vida assim, tão junto, faz tudo ficar macro, qualquer medo é pavor, uma tristeza é desespero, qualquer deslize é erro mortal, isso é bem ruim às vezes. Cuidando, recebendo e trocando carinho e interesse, o contato pele com pele, o olhar já conhecido, aquela confiança, uma criança que eu amo indefinidamente.

Não existe o comportamento de quem ama, não existe cartilha de amor de mãe, não existe hora, não há medida. E digo mais, mais isso é só para as fortes: todo dia eu me afasto um pouco mais da minha filha, um tanto que também não se mede, um tanto por dia para que um dia eu seja capaz de viver sem ela, assim como ela há de ser capaz de viver sem mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores